Há pessoas que têm uma habilidade enorme para falar em público, porém, “travam” na hora de escrever. O contrário também acontece: para muitos, colocar as ideias no papel é moleza, mas expressar-se perante os outros é uma tortura.

Hoje vamos apresentar algumas dicas sobre como melhorar suas habilidades de escrita. Afinal, a  secretária executiva passa boa parte do seu dia redigindo textos, dos mais simples e convencionais aos mais complexos. Acompanhe:

1. Use o dicionário.

Burro é quem batizou o dicionário de pai dos burros. Afinal, qualquer dúvida que você tenha sobre a escrita de uma palavra pode ser tirada através deste amigão. Um dicionário é um investimento excelente para quem quer fazer bonito na hora de escrever. Na dúvida, pesquise, sempre: uma palavra com escrita errada pode tirar sua credibilidade.

Atenção ao seu dicionário: verifique se ele está atualizado, dentro das novas regras ortográficas. Temos algumas dicas aqui para quem ainda não conhece essas mudanças. Para consultas rápidas, outra dicas é usar um dicionário on-line. Existem vários deles, com excelente conteúdo.

2. Leia muito!

É verdade. Sabemos que todo mundo fala isso. Parece até discurso de professor. A gente até duvida que possa realmente fazer diferença. No entanto, não há melhor maneira de se aprender palavras novas e memorizar a escrita das mesmas. Leia sim, sempre. Nosso cérebro tem uma memória fantástica, e pode ter certeza de que quando surgir aquela dúvida, ele pode puxar lá dos seus arquivos a maneira correta de escrever. É fato.

3. Revise o texto

Boa parte dos erros que digitamos só vão ao ar por falta de revisão. Por mais hábil que você seja no teclado de um computador, é humanamente impossível escrever muito sem errar uma vírgula sequer, sem escorregar o dedo e esbarrar numa letra indesejada.

Portanto, esteja sempre atenta. Leia uma, duas, três vezes se necessário. Mas nunca deixe de revisar o que você escreveu.

Aconteceu? Enviou um documento com erro? Assuma-o, e corrija com a versão correta.

4. Pratique!

Escrever é uma daquelas habilidades que só se aprimora praticando. Portanto, mãos à obra! Se tem vergonha ou receio de expor seus textos por aí, restrinja sua divulgação. Envie-os a amigos ou parentes, e peça pareceres a eles. É uma excelente forma de ganhar coragem para se aventurar em terrenos mais críticos, como a Internet.

Procure temas do seu agrado, ou que lhe pareçam desafiantes, e mande ver. Procure ler bastante sobre temas que lhe interessam e tente escrever algo no mesmo padrão, sobre assuntos que você também goste.

5. Escreva simples

Um texto, salvo em raras exceções, nada mais é que uma mensagem, e sendo assim, cabe a você, escritor, facilitar ao extremo a interpretação dos seus.Dê sempre preferência a termos simples, palavras de fácil compreensão. Lembre-se sempre que você está escrevendo para alguém, e não importa apenas que você tenha entendido, mas sim que seu leitor possa compreender também. Se seu texto está relacionado ao mundo da Internet, veja aqui algumas dicas de como manter uma postura ideal sem complicar demais.

Então, vamos lá! Canetas e teclados à mão, que nossos textos fiquem cada vez mais super!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





SDC102902

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>