Todas as pessoas, sem exceção, têm seus altos e baixos. Num dia, estamos mais animados e parecemos produzir mais, enquanto que em outros, parece que nada do que fazemos está certo ou bom o suficiente. Talvez até porque já estejamos sem ânimo ou mesmo desmotivados. Quando isso ocorre de vez em quando, é normal. O problema começa quando os períodos de frustração são maiores que aqueles em que estamos motivados.

Uma grande preocupação dos profissionais de hoje é saber como combater os períodos em que a motivação está baixa. Para avaliar a origem do seu desânimo, é preciso pensar em algumas questões que estão muito presentes no seu dia a dia:

A empresa em que você trabalha: Qual é a sua relação com o seu negócio? Você tem orgulho de sua empresa? Há alguma afinidade entre você e os produtos que a empresa oferece?

Conteúdo: O retorno que seu trabalho lhe proporciona. É preciso pensar: O que você faz tem uma importância relativa na empresa? Você faz diferença? Seu desempenho faz diferença? As pessoas com quem você trabalha desafiam seua inteligência e seu comportamento?

Infraestrutura: Pense nas ferramentas de trabalho, tecnolgia de informação, sistemas e outros processos que envolvem sua atividade de secretária. Você está à vontade no exercício de suas tarefas? Você domina as tecnologias que são necessárias para desempenhar bem sua função?A empresa lhe oferece um treinamento adequado?

Pensar um pouquinho nessas questões já lhe dará uma noção da causa do seu desânimo com o seu trabalho. Caso você esteja passando por um momento de desmotivação e tenha se identificado com as questões acima, é hora de parar, respirar e pensar o que pode ser feito para resolver esses problemas. Afinal, para bem exercer uma função, é preciso estar satisfeito com o que se faz!

Motivação é essencial para qualquer atividade que exerçamos. Portanto, para atender com um sorriso sincero, busque estar bem primeiramente com você!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





agenda-oculos-caneta
    • Regi says:

      Obrigada Elaine, que bom que gostou! Continue visitando nosso blog, estaremos sempre com novidades e conteúdos do seu interesse! Beijos!

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>