Olá, leitoras do SSE!
Os primeiros dias do ano já passaram… como se diz por aí, “o tempo voa…”. E quanto mais funções temos a desempenhar, menos tempo disponível e consequentemente, dias que passam e nós nem percebemos. Você também tem aquela impressão de que, quando crianças, o Natal demorava muito a chegar? O Dia das Crianças parecia acontecer a cada dois ou três anos, de tanto que esperávamos por ele? Hoje, a sensação que tenho é de que os dias passam rápido demais, e as datas comemorativas se repetem com frequência, de tão rápido que chegam.
Como você começou 2013? Com aquela sensação de renovação, buscando fazer deste ano um trampolim para o sucesso pessoal e profissional? Passou os primeiros dias do ano superempolgada no trabalho, na casa, nos cuidados com a beleza, naquela dieta que você esperava fazer desde o ano passado…? E agora, como estão suas promessas de Ano Novo? A empolgação continua a mesma ou já está se sentindo cansada e desanimada como se o ano estivesse acabando novamente?
Isto é normal. O ser humano é, por natureza, “de fases”. O ritmo das festas de final de ano desperta em nós a ideia de que uma fase está encerrando e que entraremos em uma nova época, onde renovação é a palavra de ordem. Porém, com os compromissos do dia a dia, acabamos por deixar de lado toda a empolgação inicial, pois a sensação é de que as coisas já estão andando e precisamos acompanhar o ritmo delas.
O grande problema da atualidade é que procuramos nos adaptar aos compromissos ao invés de adaptá-los a nós. Com isso, pequenos prazeres pessoais acabam sendo deixados de lado. Um jantar só será marcado caso não seja necessário fazer algumas horas extras depois do expediente, uma viagem só acontecerá se não houver nenhum compromisso pessoal. Quantas pessoas você conhece que organizam viagens para o meio do ano e adaptam sua agenda para cumprir os compromissos antes e após o retorno? Certamente, bem menos do que aquelas que esperam o final de ano para fazer alguma atividade agradável. Desta forma, o trabalho, que deveria ser algo igualmente prazeroso, acaba por tornar-se estressante… caímos na rotina novamente, e o que mais desejamos é férias!
Mas o que fazer para não deixar que a rotina leve embora nosso ânimo? Como manter o bom humor e os projetos?
Primeiramente, para não perder o foco da coisa, é preciso que nossos objetivos estejam sempre em vista, próximos a nós. Procure anotar na sua agenda pessoal, aquela que você folheia todos os dias, seus objetivos e coloque-os como compromissos assumidos e que você não pode abandonar. Você deixa de participar daquela reunião que anotou na sua agenda? Então, não deixe de ir à academia naqueles dias que você deixou anotados!
É preciso sempre lembrar dos benefícios daquilo que você se propõe a cumprir. A ideia é viajar no próximo mês… mas você está com tantos compromissos que pretende adiar. Não desanime! Lembra do último passeio que você fez em família? Foi ótimo, não foi? Então, corra contra o tempo, organize-se, cumpra seus compromissos antecipadamente ou agende os que puder para depois, e desfrute novamente de bons momentos.
A motivação deve partir de você. De nada adiantam livros de autoajuda, recomendações e conselhos de amigos se a sua mente não estiver aberta a mudanças.
E quanto à sua carreira?
Tenha sempre em mente quais são os seus objetivos. Do que você precisa? Um emprego novo? Um aumento de salário? Uma promoção na empresa? Lembre-se de que nenhum porto é favorável àquele que não sabe para que porto navegar. Portanto, é preciso saber que rumos quer tomar. Muitas ideias, mas sem metas traçadas, não levam a lugar algum.
Não deixe de se perguntar: o que estou fazendo para alcançar meus objetivos? Se você já sabe que quer um aumento, corra atrás! Nada de ficar sentada esperando, torcendo para que aconteça aquilo que você quer. Querer é poder? Sim, mas se você não der uma ajudinha, pode ter certeza de que nada vai mudar. Por isso, procure estar sempre preparada para o mercado de trabalho: estude, faça cursos pertinentes à sua área, faça a diferença no seu local de trabalho, procure estar sempre disposta e tenha iniciativa. Isto faz toda a diferença!
Repense… lembre das metas que você propôs no começo do ano… e continue trabalhando para que as coisas aconteçam! Lembre-se de que quando você quer alguma coisa, o universo inteiro conspira para que tudo se concretize!
2013 é o ano do crescimento! Feliz Ano Novo, super secretárias!