Você é daquelas pessoas que costumam ficar 12 horas no trabalho? Levar trabalho para casa? Nunca tem tempo para o lazer? Essa situação é bem comum para nós profissionais de secretariado executivo. Mas isso não acontece somente com as secretárias, afeta desde os estagiários até diretores de todo o tipo de empresa.
Somos sempre os primeiros a chegar no escritório e o últimos a ir embora, porém, é preciso cuidar para não virar mania.
As empresas impõem um ritmo intenso de trabalho e os profissionais cada vez mais assumem responsabilidades para o crescimento da carreira. Além da jornada de trabalho, os funcionários ainda dedicam boa parte do seu horário para cursos de atualizações e treinamentos.
Uma rotina intensa não é boa nem para a empresa e nem para o funcionário. Algumas companhias já descobriram isso, como a agência Nizan, que diminui o horário de trabalho e em menos de 4 meses foi possível observar que o índice de estresse dos funcionários diminuiu.
Geralmente os funcionários só percebem que estão sofrendo desse mal quando adoecem ou até mesmo quando acontece a morte de entes queridos, que fazem com que avaliem toda a sua vida.
Durante os últimos 20 anos, o médico Gilberto Ururahy, diretor do laboratório carioca de diagnósticos Med-Rio, examinou a saúde de executivos que lá realizaram mais de 50 000 check-ups. Os números obtidos por ele são alarmantes. Hoje, 70% dos gestores brasileiros convivem com altos níveis de estresse, 50% são obesos, sujeitos a doenças cardíacas e diabetes, e 8% sofrem de depressão.
Se desligar por um momento do trabalho vai além de simplesmente ir para casa. Quantas vezes você já se pegou de férias vendo e-mail da empresa? Ou então recebendo ligações da empresa? Fazendo cursos ou participando de seminários? Algumas né? Eu sei… isso acontece comigo também. Mas é importante que você tenha em mente que esses dias são para você relaxar, distrair-se, curtir esse momento de lazer.
Claro, temos nossas responsabilidades no trabalho e precisamos cuidar da nossa carreira, então, manere!
Devemos sempre reservar um tempo para nós mesmo, o nosso tempinho. Aquele onde você irá cuidar de você, do corpo e da mente. Fazer uma caminhada, academia, massagem, ir ao cinema, ao parque, um horário no salão. São bens que melhoram e muito a qualidade de vida. Ajuda a relaxar e a esquecer por um momento os problemas do trabalho.