blog

Olá secretárias executivas! Já falamos muito sobre liderança, mas nunca é demais ressaltar pontos importantes sobre este tema. O líder é um indivíduo que deve sempre explorar ao máximo suas habilidades. Porém, algumas delas são inatas, outras precisam ser cuidadosamente trabalhadas para evitar eventuais falhas e melhorar sua produtividade e da sua equipe.

Para tanto, o cientista político Marcus Buckingham, americano que estuda o comportamento de executivos, realizou um levantamento da personalidade de funcionários de diversos setores com perfil de líder e apontou nove principais tipos de líderes. Conheça. Procure identificar-se com eles. Qual parece mais com você? Ou ainda, qual parece mais com os líderes com os quais você convive?

CONECTOR

Indivíduo hábil em enxergar a teia de comunicações pessoais e se conectar. Para ele, pessoas com diferentes pontos fortes podem se unir para realizar grandes coisas. Geralmente, é comunicativo, insere-se com facilidade nos diversos tipos de ambiente e estabelece facilmente uma relação amigável com os colegas de trabalho.

ESTIMULADOR

É aquele líder que eleva a energia no ambiente, faz com que as pessoas se apeguem e as coisas aconteçam. Os outros entram em ação porque desejam segui-lo. Motivador, com ele não tem “tempo ruim”. É extremamente disposto e contagia seus colegas.

PROFESSOR

É instigado pelo potencial de cada pessoa. Seu poder vem com a descoberta de como explorar os pontos fortes de cada um. Gosta de aprender a partir de tudo que faz.

PROVEDOR

Está sempre querendo saber como apoiar a equipe e valorizar os funcionários. É confiável e defende as outras pessoas. Agradável, é o tipo de companhia que todos querem ter por perto.

PIONEIRO

Gosta de projetos novos, e é motivado por novas experiências. Não tem medo de fracasso.

CRIADOR

Antes de pensar em pedir ajuda, este líder tem ideias. Gosta de ter um tempo sozinho para pensar. Se orgulha de suas ideias e não gosta de surpresas.

ASSESSOR

É aquele líder a quem as pessoas recorrem quando desejam um conselho sobre determinado tópico. Como um perito, procura aprender para ensinar os outros.

EQUALIZADOR

Ele sente que todo o universo deve ser alinhado. Se esforça para equilibrar tudo e espera muito de todos. Se alguém não fizer o seu trabalho, ele falará na cara.

INFLUENCIADOR

Faz com que as pessoas ajam com base no que recomenda. Seu objetivo é sempre convencer por meio de persuasão ou de charme. É impaciente e ouve apenas o que deseja. Gosta que as coisas funcionem do seu jeito.

Em quais destes perfis você e seus colegas de trabalho se encaixam? Ou ainda, qual perfil corresponde ao líder entre vocês? Analise, afinal, conhecendo melhor as pessoas com quem convivemos diariamente em nosso ambiente profissional, mais facilmente conseguimos estabelecer uma relação amigável e que dá resultados.

Uma excelente semana de trabalho a todas as secretárias executivas!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





blog1
  1. Layslane says:

    Olá pessoal!!!

    Sou super fã do blog e gostaria de sugerir um tema.
    Estou me desligando da empresa onde trabalho e tenho muito afeto com os clientes, então, gostaria de informar com todo carinho que estou saindo da empresa!!!

    Vocês podem me ajudar a elaborar um textinho bem legal?

    Obrigada! Um SUPER Beijo!!!

  2. Rayane says:

    olá sou nova aqui neste blog,tenho 16 anos, gostaria de saber se fazer a faculdade de secretária executiva vale tanto a pena assim, é um cargo difícil, muito concorrido??
    tenho oportunidades de emprego bons??

    obs: eu não quero trabalhar apenas pelo salário, quero algo que eu goste, e me considere apta ao cargo..

    tenho muita força de vontade. :D

    • Michele says:

      Olá Rayane,

      Seja bem-vinda!
      A profissão de secretária assim como qualquer outra exige muita dedicação e aprendizado, mas com certeza vale a pena sim.
      Tem muitas vagas com bons salários em boas empresas por aí, porém, é preciso estar preparado para atuar nelas, idioma é fundamental.
      Tudo aquilo que fazemos com amor e prazer vale muita a pena!

      Espero que esteja gostando dos conteúdos abordados e fique a vontade para sugerir novos temas.

      Beijos e um ótimo final de semana ;)

  3. Taís Sippel says:

    Olá!!
    Gosto de estar sempre informada sobre minha profissão, Secretária Executiva, e por isso ADORO seu site.
    Sou e Porto Alegre/RS, estou passando por grandes dificuldades neste momento, pois em Dez/2010 deixei meu emprego de Sec. Exec. em uma empresa, em que meu marido fazia parte da diretoria, para cuidar deminha sogra que estava em fase final e pediu muito ara que eu ficasse ao lado dela. Não pensei duas vezes e larguei tudo pois ela era(é) uma mãe para mim. Após o falecimento dela em Maio/2011, não consegui mais emprego, pois quando as empresas pesquisam, descobrem que eu era casada com um dos meus superiores direto. O que não entende que alem dele eu tinha mais 02 diretores para secretariar e se eu permanecei no cargo por 05 anos, não foi apenas pelo meu marido ser umd e meus chefes, mas sim pq tinha/tenho competencia para tal função. Senão..oque seria da empresa com uma má secretária administrando o financeiro, escritórios em 05 estados e a agenda de 03 diretores??? E como eu sempre digo … a secretária é o coração da empresa, sem nós nada anda.
    Desculpa … adoro o site e hoje estava precisando desabafar com “companheiras” de profissão.
    PARABÉNS PELA MANEIRA EXCELENTE EM QUE ABORDA OS TEMAS E PELO ÓTIMO SITE.
    Abraços

    • Michele says:

      Olá Glaucia,

      Obrigada por nos acompanhar!
      Ficamos felizes por saber que gosta dos conteúdos abordados aqui.
      Fique a vontade para sugerir temas novos e tirar dúvidas, ok?

      Beijos e um ótimo inicio de semana ;)

  4. Fabiola says:

    Oi Mi…
    Hoje consegui um tempinho e vim te prestigiar.
    Li algumas matérias suas e parabéns pela iniciativa de informação a classe.
    Sucesso sempre e fico feliz por você…Conte comigo pra quando precisar.

  5. Joaquim Jardel says:

    olá pessoa sou novo neste blog, fiz um curso básico de secretáriado, mais preciso saber se secretariado é um ramo ideal para homens, porque eu fiz texte numa impresa com algumas mulheres e fui bem classificado, mais elas foram aceite e eu fiquei na espera até hoje nada, e isso ja vai a três meses so não entendo o porquê, porque não é somente eu.

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>