pnl

No ambiente organizacional a PNL, Programação Neurolinguística, tem sido um diferencial para as mudanças na empresa, principalmente quando se trata da cultura. O processo é sobretudo transformador, permitindo o desenvolvimento de novos valores, crenças, habilidades, hábitos e comportamentos.
Acreditar no desenvolvimento humano, e fazer com que ele aconteça, é investir no crescimento da empresa.

O ambiente coorporativo é formado por pessoas que interagem a todo instante, através da comunicação. A comunicação é feita através das palavras, da postura, dos gestos e expressões, de modo que alguma mensagem é sempre transmitida. Comunicação, portanto, envolve um emissor, quem emite e codifica a mensagem, e o receptor, quem recebe e decodifica a mensagem. A qualidade dessa relação está diretamente interligada ao desenvolvimento pessoal e consequentemente organizacional.
A Programação Neurolinguística se destaca como uma ferramenta para desenvolver habilidades e técnicas importantes, que permite pensar e agir com mais eficácia e eficiência, aperfeiçoando a interação entre as pessoas e o desenvolvimento das mesmas.
O ser humano programa seus comportamentos de acordo com as experiências vividas, filtrando as informações a sua volta. Porém, são os aspectos internos de cada pessoa que ajudam ele a perceber o mundo da sua maneira, guiando o seus pensamentos e condutas. O papel da PNL é justamente desvendar estes filtros que foram postos em prática e descobrir como eles afetam o que se ouve, o que se fala, o que se vê, o comportamento das pessoas e a reação com as outras.

O foco principal é abordar a importância da comunicação dentro das organizações, bem como a necessidade de um maior conhecimento de como utiliza-la devidamente. O uso adequado da mesma poderá otimizar a percepção de diversos aspectos de um assunto ou situação. Através da relação entre a mente (neuro) e a linguagem (verbal e não verbal) e como a sua influência mútua pode ser organizada e\ou reorganizada (programação) para afetar de forma precisa e positiva, a mente, o corpo e o comportamento em prol da eficiência e eficácia da relação dos indivíduos.

Segundo O’Connor(2011), o nome Programação Neurolinguística é uma ligação de três áreas:

Neuro que tem como ideia principal os comportamentos em um todo, surgem dos processos neurológicos e dos pensamentos, bem como do uso dos nossos cinco sentidos; olfato, paladar, audição, tato e visão. Assim percebemos o mundo a partir desses cinco sentidos. Absorvemos a informação e em seguida agimos.

Linguística indica como usamos a linguagem e consequentemente nos comunicamos, é a área que se organiza os pensamentos e comportamentos a partir de como compreendemos a informação (Neuro).

Programação menciona à forma com que estabelecemos nossas ideias e comportamentos com o intuito de produzir resultados desejados.

A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como percebemos e organizamos o que vemos e sentimos através dos nossos sentidos. Bem como analisa a forma como moldamos isso através da linguagem e como agimos, de propósito ou não, para desenvolver e alcançar resultados.

IMPORTÂNCIA DA PNL PARA O CONTEXTO ORGANIZACIONAL

As empresas precisam se manter em constante busca de desenvolvimento das ferramentas internas de crescimento, como o conhecimento técnico e a qualidade de processos. A constante melhoria destes itens teoricamente resultaria em um serviço de melhor qualidade, e com boa competitividade no mercado. Porém, manter os colaboradores motivados, em ressonância com as metas da empresa com bom relacionamento interno e comunicação eficaz, é um desafio maior que pode invalidar todo o investimento nas ferramentas de crescimento.

A pessoa enquanto indivíduo, cria suas próprias metas, métodos e processos. Analisando onde está e onde quer chegar, traçando o caminho a seguir e realimentado o processo, usando o feedback. Já em uma organização, deixa de ser indivíduo e passa a ser um grupo, e assim, as metas se tornam mais complexas. Uma pessoa em posição de liderança pode precisar estabelecer metas que necessite da participação da equipe. E o seu maior desafio é conseguir envolver e motivar as pessoas, sobretudo porque a colaboração será de suma importância para obter bons resultados. É preciso analisar se estão todos comprometidos com aquela meta coletiva, e se perguntar: O que nós queremos? Este “nós” tem que ser um conjunto conectado de pessoas que se comunicam, se relacionam, que sabem lidar com as diferenças individuais, caso contrário a meta perde força. Não haverá aproveitamento otimizado do potencial enquanto indivíduo e enquanto grupo.

Quanto à integração de colaboradores, é imprescindível que se analise algumas considerações relevantes. Os valores dos indivíduos precisam de fato ter uma sinergia com os valores da empresa e a empresa por sua vez precisa que os valores escritos estejam presentes nas atitudes dos proprietários, dos gestores e colaboradores. Além de disponibilizar recursos, sejam eles materiais ou auto motivacionais.

Feedback” é um tipo especial de retorno, que significa uma retroalimentação do estado desejado, ou seja, você traça uma meta e suas etapas e essas etapas serão cuidadosamente acompanhadas, para que se tenha certeza de que as etapas estão sendo cumpridas e que a meta esta sendo alcançada.

O ser humano geralmente reage à representação que tem do mundo e não ao mundo real. Fazendo assim com que a motivação esteja atrelada a essa representação, e é justamente por isso que muitos treinamentos de motivação só fazem efeito nos primeiros dias, e assim, passados estes dias, os integrantes do grupo voltam ao seu comportamento inicial.

O sucesso do treinamento está inteiramente ligado à identificação das necessidades reais da empresa. O conteúdo apresentado a um grupo pode ser apresentado com uma roupagem totalmente diferente a outro, dependendo da situação, é ela quem decide como será a aplicabilidade da PNL. A habilidade e flexibilidade do instrutor podem definir se a PNL irá ou não auxiliar no desenvolvimento da empresa como um todo.

O foco da Programação Neurolinguística é o indivíduo. Auxiliando no alcance dos seus objetivos, suas metas. Na empresa isso pode ser explanado para atenuar os conflitos internos de cada um e consequentemente os conflitos com os colaboradores e entre eles. Desenvolvendo-os para fazer algo a mais por si refletindo em desempenho, desenvolvimento pessoal e produtividade para a empresa.

O caminho é investir no indivíduo. Todo ser humano tem recursos internos de que se necessita. Assim, a aplicação da PNL através de treinamentos tem que auxiliar a identificar os recursos indispensáveis para o seu desenvolvimento e como tê-los a disposição quando necessário. Outro aspecto importante para uma comunicação eficaz, é que o importante é se o receptor entendeu o que o emissor disse. Por isso a necessidade de sempre assegurar-se de que a mensagem foi compreendida de fato como teria de ser. Se isso não ocorrer, é preciso reavaliar de que forma é possível dizer a mesma coisa para ser melhor entendido, pois a repetição resulta acarreta no mesmo resultado.

Nos casos de mudança no ambiente corporativo é de suma importância à inclusão de todos como parte vivente da organização, caso contrário desperdiça-se informações internas, que poderiam contribuir para se fazer acertes na estrutura e cultura organizacional. Pode ser que, o que pareça ser resistência no ponto de vista organizacional face ao seu colaborador, pode ser simplesmente o fato dele não ter tido participação efetiva nesta mudança. O que pareça ser resistência pode ser entendido como uma insistência em manter um antigo padrão de comportamento, baseado em antigos valores e estilos de pensamento. Quando se tenta mudar uma organização, é de extrema importância oferecer alternativas melhores para as pessoas, sem julgá-las negativamente.

Aplicar a PNL em nível organizacional auxilia a sanar um processo que sofre de pontos de retenção na sua comunicação. Quando a missão e valores da empresa conseguem encontrar sintonia com os propósitos dos indivíduos que levam um comprometimento as metas corporativa, cria-se um alinhamento influente de objetivos com os recursos que cada um coopera. Aí a organização se mantém e se desenvolve por causa dos seus colaboradores. Quando a empresa contribui para a vida das pessoas, proporcionando possibilidades de contentamento, satisfação e realização as pessoas podem retribuir contribuindo para a vida da empresa, e assim nasce à cumplicidade. Esta é a melhor forma de conseguir metas coletivas e fazer com que todos ganhem algo que lhes é importante. A organização que aprende e se comunica é a que progride.

E para nós, Super Secretarias Executivas, é muito importante a nossa comunicação: usando as palavras na postura, nos gestos e expressões. PNL é uma ferramenta mágica para a eficiência e a eficácia.

Carolina Pechir, 29 anos, é formada em secretariado executivo com ênfase em assessoria organizacional pela Universidade Católica do Salvador. Pós graduada em Gestão de pessoas e Desenvolvimento Humano. Trabalha há 10 anos no cargo de liderança exercendo funções pertinentes aos serviços secretariais.





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