No ambiente organizacional a PNL, Programação Neurolinguística, tem sido um diferencial para as mudanças na empresa, principalmente quando se trata da cultura. O processo é sobretudo transformador, permitindo o desenvolvimento de novos valores, crenças, habilidades, hábitos e comportamentos.

Os princípios básicos da PNL são conhecidos também como os pilares da PNL.

1. O indivíduo – Seu estado emocional e nível de habilidade.
Você é quem faz a PNL de fato acontecer. E assim como tudo na vida,ela pode ser empregada para eficiência ou não ter nenhum efeito ou até mesmo ser mal empregada, a ponto de ser prejudicial. Isso vai depender das habilidades, capacidades e de ser congruente ao máximo. Congruência é quando seus valores, objetivos e crenças sincronizam com seus comportamentos e expressões, ou seja, o que se diz é o que se faz e/ou vice-versa. (O’CONNOR, 1995).
2. As pressuposições – os princípios da PNL.
As pressuposições formam um conjunto básico de princípios éticos para qualquer área da vida. Basicamente as pressuposições da PNL são um alicerce, um guia a seguir. Não necessariamente são verdadeiras, uma vez que são “pressuposições”. São julgadas como verdadeiras e se age como tal.
3. Rapport – a qualidade do relacionamento.
Rapport significa receptividade ao que a outra pessoa está dizendo; não necessariamente que você concorde com o que está sendo dito.É a qualidade de relacionamento que resulta em confiança e responsividade. Responsividade é o comportamento de dar resposta, recepcionar questões e dúvidas no intuito de respondê-las. O rapport é fundamental para a boa comunicação. Compreendendo e respeitando o modo pela qual a outra pessoa vê o mundo. Quando as pessoas estão se comunicando em rapport, elas acham fácil serem entendidas e acreditam que seus interesses são altamente considerados pela outra pessoa. É possível construir rapport em muitos níveis, mas todos estão diretamente alinhados a dar atenção e respeitar a outra pessoa.
4. Resultado – saber o que quer.
A PNL se baseia em focar continuamente nos resultados seja qual for a situação. Agindo sempre de maneira propositada. É imprescindível ter firmeza e discernimento sobre aquilo que se quer e ser capaz de saber dos outro aquilo que desejam. Para alcançar resultados desejados é necessário que se planeje uma estratégia.Depois de definir o que quer, e aonde quer chegar, precisa-se saber como chegar, descobrir os recursos de que dispõe e usar esses recursos para atingir os resultados desejados.
5- Feedback – como saber se está conseguindo o que quer?
Uma vez seguindo o item 4 dos princípios básicos “sabendo o que quer”, terá que perceber e analisar o que está conseguindo, para definir o próximo passo, o que fazer a seguir. É imprescindível que haja uma percepção rigorosa no que se refere aos sentidos, o ver,ouvir e sentir , o que de fato está acontecendo no exato momento.Os Sentidos são a única maneira que se tem de adquirir o feedback objetivo. Têm-se apenas os sentidos para “fazer sentido do mundo”. As informações enviadas pelos sentidos é o que direciona a meta. (O’Connor,2011)
Os resultados podem ser usados como feedback, correções úteis e uma oportunidade para aprender o que passou despercebido. O falho é apenas uma maneira de expor o resultado indesejado. Pode usar os resultados para reorientar esforços. O feedback faz com que não se perca o objetivo de vista.
6. Flexibilidade – Se o que está fazendo não estiver funcionando, faça algo diferente.
Quando souber o que deseja e perceber e analisar o feedback, mais estratégia terá para obter resultado. Quanto mais opção tiver de estado emocional, estilo de comunicação e perspectivas, melhores serão seus resultados.(O’connor,2011)

 

As pressuposições da PNL

Os Pressupostos da PNL explica como as pessoas funcionam perfeitamente. Nossos pensamentos, ações e sensações específicas produzem, coerentemente, resultados específicos. Podemos nos sentir felizes ou infelizes com os resultados, mas se repetirmos os mesmos pensamentos, ações e sensações, os resultados serão os mesmos. O processo funciona perfeitamente. Se quisermos mudar os resultados que obtemos, teremos então que mudar os pensamentos, ações e sentimentos que os produzem. Uma vez tendo compreendido especificamente como criamos e mantemos nossos pensamentos e sensações mais íntimas, será questão apenas de mudarmos para outros níveis mais úteis ou, se encontrarmos outros melhores, ensiná-los às outras pessoas. Os Pressupostos da PNL são fundamentos para se fazer exatamente isso.(Steve Andreas ,1995).

Segundo Richard Bandler (1975), o ser humano pode ser o que escolher ser: Para que ser você mesmo, se você pode ser alguém melhor?

• O mapa não é o território.
Nossos mapas mentais do mundo não são o mundo, ou seja, você não é o seu comportamento. Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir diretamente ao mundo. Mapas mentais, especialmente sensações e interpretações, podem ser atualizados com mais facilidade do que se pode mudar o mundo. A PNL é a arte de mudar esses mapas para que se tenha maior liberdade de ação.

• Ter uma escolha é melhor do quer não ter uma escolha.
Nossos pensamentos e recordações possuem um padrão. Quando mudamos este padrão ou estrutura, nossa experiência muda automaticamente. Podemos neutralizar lembranças desagradáveis e enriquecer outras que nos serão úteis. Aja Sempre de forma a aumentar a escolha.

• As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento
As pessoas sempre faz a melhor escolha que pode, com referencia aos dados do seu mapa. A escolha pode até ser auto derrotadora ou má. Mas naquele momento pra ela é o melhor caminho, a melhor escolha. Disponibilize uma escolha melhor e adotará. Ou ainda dê a ela um mapa melhor, com mais opções. (ABDUL-MALIK, 2006).

• As pessoas funcionam perfeitamente
Nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tensão muscular, respiração e sensações. Estes, por sua vez, afetam nossos pensamentos. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro. Descubra como você e os outros funcionam, para que uma estratégia possa ser modificada para algo mais útil e desejável.

• Todas as ações tem um propósito.
Estamos sempre tentando realizar algo, embora possamos não ter consciência do que estamos tentando fazer. Nossas ações não são aleatórias.

• É impossível não se comunicar.
Estamos sempre nos comunicando, pelo menos não- verbalmente, e as palavras são quase sempre a parte menos importante. Um suspiro, sorriso ou olhar são formas de comunicação. Até nossos pensamentos são formas de nos comunicarmos conosco, e eles se revelam aos outros pelos nossos olhos, tons de voz, atitudes e movimentos corporais.

• O significado da sua comunicação é a reação que você obtém.
Os outros recebem o que dizemos e fazemos através dos seus mapas mentais do mundo. Quando alguém ouve algo diferente do que tivemos a intenção de dizer,Observar como a nossa comunicação é recebida nos permite ajustá-la, para que da próxima vez ela possa ser mais clara.

• Todo comportamento tem uma intenção positiva.
Todos os comportamentos nocivos, prejudiciais ou mesmo impensados tiveram um propósito positivo originalmente. Gritar para ser reconhecido. Agredir para se defender. Esconder-se para se sentir mais seguro. Em vez de tolerar ou condenar essas ações, podemos separá-las da intenção positiva daquela pessoa para que seja possível acrescentar novas opções.

• Processamos todas as informações através de nossos sentidos
O desenvolvimento dos sentidos, quando mais aguçados lhe dará melhores informações e ajudará a pensar com mais discernimento.

• Modelar desempenho bem-sucedido leva a excelência.
Podemos aprender como é o mapa mental de um grande realizador e fazê-lo nosso. Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca ter se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se uma pessoa pode fazer alguma coisa,é possível modelá-la e ensina-lá a outros. Não se torna um clone do molde, você aprende com ela.

• Se quiser compreender, aja. Só se aprende, fazendo! =)

Carolina Pechir, 29 anos, é formada em secretariado executivo com ênfase em assessoria organizacional pela Universidade Católica do Salvador. Pós graduada em Gestão de pessoas e Desenvolvimento Humano. Trabalha há 10 anos no cargo de liderança exercendo funções pertinentes aos serviços secretariais.





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