O profissional de Secretariado Executivo por estar envolvido com toda a empresa desde a parte operacional até a gestão, pode através de meios simples ajudar a cuidar do meio ambiente.
Pequenas coisas que podem ser adotadas pelas empresas trazem uma redução de custos e com isso, claro, ajuda o meio ambiente que tanto esta precisando.
Algumas empresas têm iniciativas sustentáveis, como o Walmart que lançou os sites http://www.walmartsustentabilidade.com.br/home/ e o www.mesdaterra.com.br agora em julho com o objetivo de dar dicas de sustentabilidade.
Com isso, separei algumas dicas básicas:
– Garrafa de água (squeeze): substitui os copos descartáveis. É possível adotar uma para cada funcionário, personalizada pela empresa, assim, quando um funcionário precisa tomar água ele a utiliza economizando nos copos.
– Sacolas Ecológicas: as empresas podem doar a seus funcionários uma sacola ecológica também personalizada para que eles as utilizem, assim, evitando usar sacolas de plástico.
– Apagar as luzes: prestar atenção para que todos apaguem a luz dos lugares onde não estão utilizando, por exemplo, salas de reuniões, copa, banheiros.
– Folhas: hoje encontramos folhas A4 recicláveis, uma boa maneira de se reaproveitar o papel.
– Utilizar o mesmo copo de café durante o dia todo: nada de usar um novo copo cada vez que for tomar um cafezinho.
– Usar as folhas de ambos os lados: muitas vezes não há necessidade de se imprimir determinado documento em uma nova folha, assim, pode-se utilizar uma folha já usada (impressa) de um lado, o que chamamos de folha rascunho.
– Participar da Hora do Planeta: que é promovida pela organização não-governamental WWF, onde devemos apagar as luzes de nossas casas por 1h. Mais de 2,8 mil cidades do mundo participam do ato e desligam a luz por 60 minutos. Participe e ajude também.
Com essas dicas simples podemos ficar ainda mais super!