mulher__estressada

Basicamente, ser multifuncional é o que diferencia super secretárias executivas das secretárias convencionais .

Todo profissional multifuncional geralmente passa por uma  sobrecarga de tarefas, principalmente em determinados dias da semana, onde todo mundo quer tudo ao mesmo tempo.

Estar com o dia cheio de tarefas por um lado é ótimo! Sinal de que você é uma profissional responsável e que confiam em você. Por outro lado, exige  atenção redobrada.

Algumas atividades são tão comuns que tornam-se automáticas;  você já esta tão habituada com aquilo que faz sem se dar conta disso. Nestes casos é preciso tomar muito cuidado e redobrar a atenção para não cometer erros.

Tem dias em que o telefone não para de tocar, e-mails não param de chegar, as pessoas solicitam serviços o tempo todo… e você, claro, vai ficando nervosa aos poucos. Perde o controle de suas atividades, sem saber por onde começar a resolver tudo isso.

Nestes dias é que você deve ficar mais atenta! Você não quer chegar em casa e lembrar que esqueceu de cumprir aquela tarefa super importante porque estava fazendo outras coisas…  É esse tipo de erro bobo que comprometem sua confiabilidade e podem colocar sua carreira em risco.

A secretária é uma profissional que não pode cometer “falhas”.  Precisa ser responsável, organizada, ágil, atenta à tudo que acontece a sua volta.

Mas sejamos justos! Pequenos deslizes acontecem. O importante é que isso continue sendo uma exceção.

Esta com a cabeça cheia? Nervosa?
Respira fundo… tome um pouco de água… Acalme-se por uns minutinhos e volte para sua mesa. Lá, organize tudo por prioridades.

Não sabe o que é mais importante?
Transfira essa decisão para seu diretor/colegas de trabalho.  A empresa é quem deve apontar os prazos e prioridades.

Tendo tudo programado e organizado, você vai resolvendo todas as pendências, uma a uma, e quando termina parece inacreditável.

Outra coisa importante: anote tudo!
Assim você mantém um checklist e pode usá-lo para não deixar nada para trás.

Com isso você evita pequenas falhas do cotidiano que poderiam comprometer sua carreira. Poderiam… mas não vão. Porque, afinal, você é super!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





reunião
executivas fotos 04
  1. janete Santos says:

    olá estou iniciando minha carreira com secretária executiva, ontem foi minha entrevista, pelo que entendi causei ótima impressão, mais nunca trabalhei da forma como eles querem, no caso o diretor precisa de uma secretária dele, que resolva por ele alguns assuntos relacionados a sua agenda pessoal e profissional, ja trabalhei como secretaria acadêmica, e não foi tão dificil como imaginei… por isso quero tentar nessa nova carreira… preciso muito de dicas de como funciona quais são as tarefas de uma secretária executiva…obrigada!

    • Michele says:

      Olá Janete,

      Parabéns! Tenho certeza que você vai ser super nesta nova empresa.
      Olha, aqui no blog mesmo já falamos bastante sobre as funções de secretária, são inúmeras.
      Dá uma olhadinha no site que você vai encontrar muitas dicas bacanas!
      Sempre que tiver dúvidas pode entrar em contato comigo que terei o maior prazer em lhe ajudar no que for possível, ok?

      Beijos e sucesso! ;)

  2. cilmara says:

    Boa tarde Michele, sempre trabalhei como auxiliar administrativo e agora interessei nessa area de secretaria executiva, como faco para ingressar nessa carreira? precisa de algum curso e qual? Estou cursando publicidade isso ajuda em algo?

    Gostaria muito de sua ajuda!

    Desde ja agradeco Bjus
    Cilmara

    • Rafael Kretzer Pedroso says:

      Cilmara… a Michele está participando de um evento em São Paulo. Por isso, vou tentar te ajudar.
      Você pode concorrer a algumas vagas de secretariado sem ter curso superior ou curso técnico em secretariado.
      Porém, é claro, que com cursos de especialização e PRINCIPALMENTE, com um curso superior em Secretariado Executivo, você poderá concorrer a vagas muito melhores, que pagam muito mais e onde o seu trabalho será muito mais valorizado. Investir em sua formação como secretária executiva vai compensar já a médio prazo.
      Seu conhecimento em publicidade certamente será um diferencial importante para o seu currículo, um diferencial que abre, inclusive, a possibilidade de ser uma secretária especialista nessa área. Você pode passar a ser uma valiosa “aquisição” para o quadro de funcionários de uma agência de publicidade, por exemplo, por ter conhecimentos de secretariado + conhecimentos de publicidade.
      Porém, o diferencial mais solicitado pelas empresas que contratam secretárias executivas, tem sido a fluência em outros idiomas. Falar inglês e/ou espanhol, principalmente, já vai te permitir concorrer a vagas bem melhores, mesmo sem muita experiência ou cursos específicos na área de secretariado.

  3. Naiara says:

    Ola,michele.Estou cursando tecnico em secretariado,e me encontro finalizando o tcc sobre secretaria multifuncional.Gostaria de algumas dicas de temas,pois estou sem assunto para colocar.
    Obrigada.

    • Michele says:

      Olá Naiara,
      Aqui no blog mesmo nós já falamos muito sobre as funções da secretária.
      Você pode falar sobre todas essas funções que ela precisa fazer que vão além do seu cargo, por exemplo, pagamentos, relatórios, operadora de caixa, etc.
      Se tiver dúvidas, pode contar comigo!
      Bom feriado e sucesso!
      Beijos ;)

  4. Patrcia Reni says:

    interesante, esta colocacao, de desespero, ou auto controle, nao tenho uma vasta experiencia como secretaria de executivos e nem tao pouco em escritorio, tenho 47 anos estou comecando o curso de secretaria executiva agora, ate porque vou precisar para fazer gestao de uma clinica odontologica no futuro proximo, maios o que vem ao caso desse meu comentario e que nos servicos domesticos tem dias que tambem perdemos a calma por coisas extras que nos acontece, e o que precisamos e manter a calma e saber que tudo dara certo. pelo menos e o que aqui em casa eu consigo…rsrsrs

  5. Patrcia Reni says:

    interesante, esta colocacao, de desespero, ou auto controle, nao tenho uma vasta experiencia como secretaria de executivos e nem tao pouco em escritorio, tenho 47 anos estou comecando o curso de secretaria executiva agora, ate porque vou precisar para fazer gestao de uma clinica odontologica no futuro proximo, maios o que vem ao caso desse meu comentario e que nos servicos domesticos tem dias que tambem perdemos a calma por coisas extras que nos acontece, e o que precisamos e manter a calma e saber que tudo dara certo. pelo menos e o que aqui em casa eu consigo…rsrsrs

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>