As situações que podem fazer com que você precise acessar seu computador, estando longe dele, são inúmeras: um download, consultar um telefone que você só tem no computador do escritório ou uma foto que ficou no computador de casa. Isso e muito mais. Quem nunca passou por isso, levante a mão.
Ninguém. Eu sabia.
Existem formas de acessar qualquer computador que esteja ligado e conectado à inernet. Para a maioria delas, você precisaria de um pouco de conhecimento técnico ou de um geek amigo. Eu disse “para a maioria”, não “para todas”.
Para a sua, a minha e a nossa alegria, existe o Logmein: um serviço que funciona a partir de uma URL, dentro do seu navegador (Firefox, Chorme, Internet Explorer) de maneira bem satisfatória para os serviços mais básicos.
Existe uma versão gratuita, que é a que interessa à maioria de nós, mas também existem versões recheadas de possibilidades e recursos, que, de repente, podem cair como uma luva para a empresa onde você trabalha. Você pode fazer a comparação entre elas em https://secure.logmein.com/BR/welcome/products/ , onde também poderá conhecer as versões para celular. Sim, você pode acessar o seu computador a partir do seu celular, estando no trânsito, no shopping, em um restaurante… essa coisa de mobilidade é viciante! Cuidado… ;)
A instalação é fácil! Acesse https://secure.logmein.com/BR/ e clique em “criar uma conta”. Na tela seguinte, escolha o botão verde “acesse computadores remotamente”. Após preencher seu cadastrro (que não leva nem dois minutos), você vai ter que baixar e instalar um programa. Pode confiar, o site é sério e seguro.
Uma das vantagens do LogmeIn é que funciona tanto para dispositivos mobile, quanto para computadores Windows e computadores Mac OS.
Você receberá um e-mail con instruções. A partir daí, tudo fica fácil! A interface é muito intuitiva. Experimente…
Vale a pena lembrar que você precisará do computador ligado, conectado e com este software rodando.
Lembre que ao fazer isso, você está abrindo uma vulnerabilidade no seu computador. Por isso, procure usar senhas complicadas e não sair divulgando por aí que você está usando o LogmeIn. Se você tem arquivos confidenciais neste computador, não deixe o LogmeIn rodando o tempo todo… faça isso apenas quando precisar dele.