youtubedownload

Baixar um vídeo do Youtube, tanto em MP3 quanto em formato de vídeo, tem diversas aplicações interessantes e importantes. Em um ambiente corporativo, para uma apresentação ou palestra, pode significar a diferença entre o sucesso e o sono de quem está assistindo.

Isto pode ser feito com softwares gratuítos, como o aTube Catcher, muito conhecido por também baixar de sites como MySpace, DailyMotion e MetaCafe (embora baixe de muitos outros sites). A interface é intuitiva e em português, o que deixa o uso muito facilitado. Você poderá baixar o programa em http://atube-catcher.softonic.com.br/.

Para quem navega usando o Firefox, existe um add-on já bem antigo com este fim: o Easy Youtube Video Downloader, que pode ser baixado em https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/easy-youtube-video-downl-10137/ . Sua grande vantagem é criar um botão dentro da própria página do Youtube (veja aqui), agilizando muito o seu trabalho. Basta gostar do vídeo e baixar, sem sair da página nem nada.

Para quem navega usando o Chrome, existe uma extensão muito parecida com esta do Firefox, é a Youtube Downloader, que se comporta da mesma forma (veja aqui) e pode ser baixado em https://chrome.google.com/webstore/detail/hgcmdnnbdbajadichgiilfhfnenoleno?hl=en-US .

Mas o meu modo preferido de fazer isso é (e também será o preferido de quem não gosta de ficar instalando coisas no seu computador) utilizar alguns sites que oferecem este serviço on-line! O site http://www.youtube-mp3.org/pt é extremamente eficiente para baixar o som dos vídeos em MP3. É uma pena, porém, que não baixe o conteúdo para vídeo!

Existem sites semelhantes que fazem o download do video completo, porém, não recomendo nenhum! Todos os que conheço, mesmo os que eram confiáveis no passado, hoje deixaram de ser. Para estes casos, é melhor usar uma das alternativas anteriores.

Os formatos dos arquivos
Sempre que possível, a não ser que tenha certeza do que está fazendo, escolha baixar os arquivos em MP3, para apenas áudio, e MP4, para vídeo completo, pois são os mais portáveis dos disponíveis.

Uso responsável
Tenha certeza de que, ao utilizar um vídeo, não estará infringindo nenhuma das leis de direito autoral que o protegem.

Por fim, uma regra de ouro: sempre prefira compartilhar o endereço do vídeo no Youtube, ao invés de baixar o arquivo e enviar. Isso é recomendado por vários motivos, como dar créditos ao seu produtor, mas também porque o Youtube tem muitas funcionalidades que você perde, ao baixar o arquivo.

Além do mais, compartilhar sim, é ser super. =]

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





porquinho2
ferias

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>