Enviar arquivos por e-mail, nunca mais!
Google docs evoluiu. Agora, além de criar documentos que estejam na internet, você pode guardar arquivos inteiros na internet com os mesmos recursos (e alguns a mais) que tinha no Google docs.
httpv://www.youtube.com/watch?v=wKJ9KzGQq0w
Evoluir é um termo polêmico! Pois os próprios executivos da Google eram contra este tipo de serviço, que já estava pronto em 2007… achavam que “arquivos” eram coisas muito 1990; que o negócio era focar que as informações ficassem na nuvem, exatamente como no Google docs.
Essa expectativa da Google foi frustrada! Muita gente ainda tem dificuldades em se adaptar ao Google docs. Outros, simplesmente não podem abrir mão dos recursos que não existem no Google docs, mas existem em softwares com o Power Point (ou o Keynote do Mac), Excel… e por aí vai.
Ainda existem casos que simplesmente não tinham como ser cobertos pelo Google docs! Arquivos grandes, de formatos diferentes, como os PSD (arquivo aberto do Photoshop) exemplificam bem o problema. Eles simplesmente não tinham lugar no Google docs. Até era possível fazer upload de arquivos para lá, mas com tamanho limitado e com uma falta de praticidade que tornava o processo inviável.
Tudo mudou.
Agora o Google te dá 5GB para armazenamento de arquivos que podem ser acessados de qualquer lugar… isso quer dizer: do seu computador de casa, do trabalho, do seu notebook, do seu tablet, do seu celular… e sem grandes dificuldades! Funciona como se fosse uma pasta do seu computador, mas também pode ser acessado do site do Google Drive. Como você preferir.
Uma coisa muito interessante é que você pode compartilhar um arquivo com uma ou mais pessoas, da mesma forma como fazia com um arquivo do Google docs. Isto é excelente! É o fim do arquivo esquecido, do arquivo em versões diferentes…
Quando você usa o Google drive, não precisa baixar o arquivo para sua máquina, para depois utilizá-lo… basta salvar na “pasta virtual” que o Google drive cria no seu computador. Se otura pessoa, de outro computador, abrir este arquivo enquanto você o altera, verá o arquivo exatamente como estava da última vez que você o salvou.
Pense nisso como o fim do arquivo desatualizado, o fim do “me envia por e-mail”, do “imprime aí”. Isto está se tornando cada vez mais obsoleto! Agora é só acessar.
Se suas pretensões são menos profissionais, pense como pode ser bom, por exemplo, ter sua coleção de MP3 a disposição em qualquer lugar, pelo Google Drive, inclusive no celular, sem precisar ficar transferindo arquivos. Você acessa exatamente como acessaria uma pasta normal do seu computador ou celular.
Opções pagas
Se 5GB forem pouco pra você, por uma mixaria, pode aumentar a capacidade de armazenamento do seu Google Drive para, por exemplo, 100GB pagando míseros U$ 4,99.
Veja todos os preços em https://support.google.com/drive/bin/answer.py?hl=pt&answer=2375123&p=mktg_pricing.
Tenha certeza de que seu arquivo será aberto em qualquer lugar
Um dos grandes problemas do compartilhamento de arquivos sempre foi o fato de, ao criar um arquivo, não sabermos se a pessoa que o está recebendo também tem o software necessário para a visualização.
O Google Drive abre arquivos direto no navegador! Sem que ninguém precise ter nenhum software instalado, para mais de 30 tipos de arquivo. Dê adeus ao “gerar PDF”.
Esta é uma das novidades que não estão presentes em concorrentes como o Dropbox ou o iCloud. Abuse do Google Drive e você descobrirá outras.
Expansão fácil
O projeto é bem nascido e já vem com API para desenvolvedores… o que significa que logo teremos uma série de softwares e serviços que se conectarão ao Google Drive… as possibilidades são infinitas! E não veja a hora de ter isto a disposição na minha TV.
Vai com calma…
Lembre-se que estamos falando de um serviço novo! Apesar de nunca termos tido grandes problemas com a segurança dos serviços Google, é prudente esperar uns meses antes de colocar algo confidencial ou muito estratégico no Google Drive.
Aproveite!
Esta novidade acabou de sair do forno, o projeto foi lançado hoje! Aproveite, seja um dos primeiros a usar, leve a novidade para a sua empresa e colha os louros do sucesso. Esta dica é super! ;)
Gostou?
Então comece agora! http://drive.google.com/start