browserswar

Vamos do começo, para que ninguém fique de fora do assunto: o que é um navegador?
Pois bem… é o programa que você usa para navegar pela internet. ;) 

Computadores Windows já vem com o Internet Explorer instalado.
Computadores Mac (assim como iPhones, iPads…), vem com o Safari instalado.
Celulares Android vem com o Android Browser.

Oras, tudo a mesma coisa! Não é?
Pois sim… e não!

Os navegadores de internet servem todos para a mesma coisa… que é (pasmem) navegar na internet! Qualquer um deles vai atender a essa necessidade. Por esse lado, a resposta é sim.

Mas fique atenta… um Fusca serve para a mesma coisa que serve uma Ferrari. E a diferença entre eles é enorme!
No caso dos navegadores, há diferença principalmente quando se fala em segurança, extensibilidadevelocidade e compatibilidade. Olhando por esse aspecto, a resposta é não! Veja a comparação entre os navegadores mais importantes do mercado:

Internet Explorer
Sempre foi o mais usado no mundo… não porque é melhor que os outros, apenas porque vinha instalado junto com o Windows. Na verdade, é um navegador tão ruim que vem perdendo cada vez mais usuários.

Porém, é o mais compatível de todos; não por ser um software bom, ao contrário disso! Alguns sites e softwares (principalmente os mais antigos) só rodam neste navegador, porque até bem pouco tempo atrás, era o mais usado do mundo. Ele possui terríveis brechas de segurança e é geralmente mais lento do que os outros navegadores.

Como profissional da área, afirmo que, em relação aos outros, é um navegador mal projetado e mal implementado. Mas o fato de alguns sites só funcionarem nele, faz com que muita gente seja obrigada a continuar usando o Internet Explorer. Se é seu caso, lamento! O Internet Explorer é praticamente um convite para vírus e malwares em geral.

Mozilla Firefox
É bastante compatível com a maioria dos sites, sendo que com os sites mais novos, a compatibilidade é de praticamente 100%.
Bastante seguro e bastante rápido! Foi o melhor navegador durante muito tempo… e ainda é muito bom! Mas não vem evoluindo na mesma velocidade que seus concorrentes. Tem, inclusive, deixado alguns computadores mais lentos.

Uma vantagem que o Firefox leva sobre os outros navegadores é a infinidade de complementos que o usuário pode instalar nele. É possível personalizar o Firefox de tal modo, que sua produtividade pode aumentar sensivelmente! Ou ir para o espaço, com uma série de pequenas distrações. ;)

Ótimo navegador, é o queridinho do pessoal de TI (porque tem muitas ferramentas voltadas para o desenvolvimento), mas acho que só é a melhor opção para usuários avançados e dispostos a personalizar seu navegador.

Safari
É o navegador da Apple… os mac-maníacos o adoram! Mas o fato é que ele deixa a desejar no quesito compatibilidade. É bastante rápido, bastante seguro… mas é bem pouco flexível. Pode ser usado em praticamente qualquer computador… Windows, Mac, iPhone, iPad… mas não, isso não é bem uma vantagem, né? ;)

É um bom navegador, mas é um dos que menos me cativa, de fato.

Google Chrome
É o navegador que mais vem crescendo em aceitação e popularidade. Não é a toa. Pesquisas apontam que já é o navegador mais utilizado do mundo.

Muito bem projetado, é o navegador mais seguro do mercado. Tem compatibilidade muito boa com sites (novos e antigos), está seguindo de perto a inovação tecnologica da web, possui vários complementos (mas não tantos quanto no Firefox) e foi feito com uma intenção: ser muito rápido.

É o navegador criado pela Google… ou seja… os serviços do Google (gmail, Google Agenda, Google docs, etc) rodam nele com mais velocidade do que em outros navegadores e ainda oferece, muitas vezes, recursos que não estão presentes em outros navegadores.

Para usuários convencionais, sem dúvida, é o navegador que eu recomendo.

Navegadores mobile
Existem navegadores específicos para dispositivos móveis. Mas não recomendo nenhum não seja o navegador padrão (Android Browser e Safari).
Alguns se destacam, com o Dolphin e o já citado Opera… mas, sinceramente, não acho que vale a pena.
Há pouco tempo, a Mozilla liberou uma versão do Firefox Mobile que é bem promissora! Mas ainda não o testei; por isso, não posso opinar sobre ele.

 

Independente do navegador escolhido…
Mantenha-o sempre atualizado com a última versão disponível. Todos esses navegadores são freeware e podem ser atualizados facilmente.
Com esta prática, mesmo a porcaria do Internet Explorer  fica razoavelmente seguro. Os desenvolvedores sempre estão melhorando seus softwares, corrigindo erros e tornando-os mais seguros.

Em linhas gerais…
Algumas empresas têm políticas específicas, que obrigam o funcionário a utilizar um determinado navegador. Se é seu caso, paciência… Se não, meu conselho é: use o Chrome sempre que possível.
A adaptação é rápida, caso você já esteja acostumada a outro navegador. Não tenha medo dela; use um navegador de tecnologia de ponta e ajude a fazer uma internet melhor! ;)
Caso precise de sites que só funcionam no Internet Explorer, use-o apenas para estes sites! A saúde do seu computador agradecerá.

Boa navegação pra você, super secretária! =]

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





deadtwitter
phonecredit
  1. Rafael Kretzer Pedroso says:

    O Firefox é um ótimo navegador! Se perdeu em alguns releases de atualização… mas vem se recuperando.
    Eu tive grandes problemas com o Firefox até a penúltima versão, pois ele consumia memória até não conseguir mais, obrigando o restart da aplicação. Na última atualização, isso deixou de acontecer.

    Já a “carinha feia” do Chrome é, na maioria das vezes, associada a problemas com o Flash Player, que também é um desafeto tradicional do Firefox.
    Logo após o lançamento, o Chrome exibia a mensagem de erro por vários problemas de processamento também, mas das últimas versões pra cá, tem sido muito raro topar com uma dessas.

    Firefox e Chrome são os únicos navegadores do mercado que eu realmente respeito.
    Ainda fico com o Chrome, porque o considero mais leve, rápido e seguro… mas não tiro os méritos do Firefox e nem critico quem o escolhe, porque é um excelente navegador, de fato.

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>