mobile

Você já deve ter percebido o quanto se tornou comum acessar determinados conteúdos no celular/tablet, ao invés de usar um computador convencional.
Em linhas gerais, é mais cômodo (embora nem sempre seja mais confortável ;) ) puxar o celular pra ver as novidades do Facebook, do que ligar um computador pra isso. Soma-se a isso o fato de que o celular te dá acesso à internet no aeroporto, no ônibus, durante reuniões chatas… (mas que os chefes não saibam disso).

Quando você está em frente a TV… hm… vendo o Jornal Nacional, por exemplo… e vem o William Bonner passando uma dica bacaníssima sobre um site que super te interessou.
Em tempos muito distantes (tipo 5 anos atrás), as pessoas anotavam num papelzinho, para acessar depois. Hoje, você puxa o celular do seu bolso (se já não estiver em mãos) e acessa o conteúdo na hora.

De olho nessa mudança t193232_315185648580046_1895091632_ooda de comportamento, a gaia creative recentemente publicou um infográfico que tenta prever o crescimento da utilização de dispositivos móveis no Brasil entre 2011 e 2016.
Meu conselho é que você veja o material e reflita sobre todos os pontos; mas destaco alguns deles:

  • Visualização de vídeos aumentará em 22 vezes;
  • Até 2016, a taxa de crescimento chegará a 19%;
  • A velocidade máxima das conexões crescerá em 11 vezes.

Uau! Sim, números expressivos, não se pode negar. E esse último fato ajuda a explicar os outros. Com conexões melhores, a tendência é que novos negócios surjam de dispositivos móveis.

Beleza. Acho que isso deixa bem claro o quanto o celular/tablet trouxe a internet mais para dentro do seu cotidiano…

Então é preciso entender que o perfume que antes você comprava no shopping… e agora já compra pela internet (pesquisando pelo melhor preço)… você começará a comprar pelo celular, de qualquer lugar… irônicamente (por que não!?), até de dentro de um shopping.

As pessoas decidem por uma compra/contratação baseadas no que têm em mãos. E cada vez mais, essa tomada de decisão será feita com baseno alcance do 3G do seu celular. Portanto, é importante que as empresas estejam acessíveis para celulares.

E se você acha que ter um site convencional é o suficiente para estar em contato com o consumidor via mobile, você está enganada.

Em primeiro lugar, porque a maioria dos sites convencionais, feitos para computadores comuns, não se comporta bem quando visualizado em celulares.
A tela é bem menor, o usuário tem apenas o dedo para navegar (ao invés de mouse e teclado) e componentes Flash não funcionam (aqueles que pulam, dançam e rodopiam em um site).

Em segundo lugar, boa parte do tráfego dos dispositivos mobile não vêm da navegação convencional, mas sim de aplicativos… e essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força.
Apps como Foursquare, Kekanto, Twitter, Google Maps, etc, dão uma experiência de navegação mais confortável e potencialmente mais informativa para o usuário… por isso, na hora de decidir qual restaurante novo você visitará, é mais provável que você acerte procurando em apss como o Foursquare, que mostrará detalhes como distância de onde você está e opiniões/dicas de amigos e frequentadores.

Aí é que está a importância de ter presença aonde o seu público está. Não apenas “ter um site”.
Reflita: qual empresa tem a melhor chance de fechar bons negócios?

  1. Empresa A, que investiu toda a verba e um site lindo, perfeito e caro;
  2. Empresa B, que investiu em uma fanpage do Facebook, com milhares de potenciais compradores a seguindo.

Que fique claro que é importante que a empresa invista em um conjunto de ações (incluindo site + redes sociais)… mas, para este exemplo, é muito mais provavel que seja a empresa B, porque está em contato direto com os clientes, presente no cotidiano deles, na timeline deles! Enquanto que a empresa A tem um site apenas esperando que o cliente o procure. A empresa B usa a tecnologia proativamente a seu favor, enquanto que a empresa A é passiva.

Ok. As possibilidades dos negócios em mobile já são totalmente fato, mas, incrivelmente, muito pouco explorados! Ainda dá tempo da sua empresa dar o pulo do gato e sair na frente desse mercado.

Fatos postos na mesa, espero que tenha ficado claro o quanto é importante que você (ou os negócios que você representa) estejam disponíveis nos ambientes corretos da internet… e não apenas ter um site. Mais do que isso, é essa a hora de investir nos usuários de celulares e tablets… pois isso será decisivo para o crescimento dos negócios! Basta investir nos ambientes corretos.

Se está em dúvida sobre em quais ambientes você deve estar… bem…  a má notícia é que não existe resposta pronta!

O que eu recomendo é que você mergulhe no mundo mobile. Baixe apps, teste-so, siga dicas e vá encontrando os lugares onde seu público se esconde.

Facebook e Foursquare são um bom ponto de partida para a maioria dos tipos de negócio. Mas uma coisa muito interessante da internet é que as pessoas criaram “clubes” para determinados públicos. E quando você atinge o “clube” que é o seu público comprador, você atingiu o céu. =]

Boa exploração e bons negócios.

o/

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





networking
feathers_in_colors-2560x1600

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>