Alguns já retornaram ao trabalho hoje mesmo, mas muitos, só estarão de volta amanhã.

Você já usou a famosa expressão “estou com uma depressão pós-feriado?” Acredite ou não, o distúrbio existe. Segundo especialistas, pode ocorrer principalmente após férias ou feriados prolongados.

Depois de alguns dias de descanso e diversão, todo mundo sente-se devagar ao voltar para o trabalho ou para os estudos. Não é fácil retomar a rotina. Só devemos nos preocupar se o sentimento de melancolia permanece ou se intensifica por muito tempo. Nesse caso, o melhor é buscar ajuda profissional. Na última virada de ano, o Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia (UCLA) criou uma lista de estratégias para encorajar um rápido retorno ao bem-estar depois do feriadão. São sugestões que valem também para a volta do Carnaval, que, segundo a crença popular, é quando o ano realmente começa no Brasil. Se 2011 só iniciou agora para você, eis algumas dicas dos cientistas americanos:

 • Olhe para o futuro, não perca tempo com o “poderia ser” ou “deveria ser”.

 • Tente algo novo. O cérebro responde bem às novas atividades.

 • Invista algum tempo em você mesmo, ainda mais se você dedicou bastante tempo aos outros.

 • Faça exercícios.

• Evite beber demais, pois o álcool pode aumentar a depressão.

 • Descanse o suficiente, voltando logo às horas regulares de sono.

 • Não se esqueça de rir, seja lendo um livro, seja navegando em sites de piadas ou assistindo a uma comédia.

 • Se a tristeza estiver atrapalhando no trabalho, nos estudos ou nas relações pessoais, procure ajuda especializada. Algumas vezes, essa tristeza pode se transformar em depressão clínica.

Fique de olho nas dicas, secretária executiva, e volte ao trabalho com todo o pique que você sempre tem! Ótimo retorno a todos!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





envelope

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>